quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

OdoYá









(((_Dois de Fevereiro_)))

Composição: Dorival Caymmi
Cantada por Maria Bethânia

Dia dois de fevereiro
Dia de festa no mar
Eu quero ser o primeiro
Pra salvar Yemanjá

Eu mandei um bilhete pra ela
Pedindo para ela me ajudar
Ela então me respondeu
Que eu tivesse paciência de esperar
O presente que eu mandei pra ela
De cravos e rosas vingou

Chegou, chegou, chegou
Afinal que o dia dela chegou... 



Na madrugada, mães e filhas-de-santo, além de devotos e curiosos, vão às praias, entoam cânticos e executam danças rituais. As oferendas são depositadas na praia ou colocadas em barcos ou jangadas para, em procissão, serem entregues à deusa no alto-mar.


Assim, dois de fevereiro é - oficiosamente - feriado na Bahia. É considerada a mais importante das festas dedicadas a Yemanjá;

No Brasil Yemanjá é orixá do mar e considerada mãe de todos os orixás de origem iorubá (os de origem daomeana - Omolu, Oxumaré e às vezes Exu - são tidos como filhos de Nanã). 



No sincretismo religioso brasileiro, é invocada no catolicismo como Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Conceição, das Candeias, do Carmo, da Piedade;

Quem vive do mar ou depende de amores é devoto de Iemanjá, protetora dos navegantes e dona das uniões ou dos casamentos. As oferendas mais comuns a Iemanjá são pentes, sabonetes, perfumes, espelhos, laços de fita, pó-de-arroz, flores; enfim, adornos para satisfazer-lhe a vaidade e condizentes com sua fama de mulher fatal, de encantos irresistíveis. Recebe também alimentos rituais e às vezes até animais vivos. Como todas as deusas primitivas, Iemanjá é ciumenta, vingativa e cruel. Protege, defende, mas também castiga e mata. Às vezes, apaixona-se e tem amantes que leva para o fundo do mar.


Odoyá minha mãe, ODOYÁ!






Senhora das nuvens de chumbo
Senhora do mundo dentro de mim
Rainha dos raios, rainha dos raios
Rainha dos raios, tempo bom, tempo ruim
Senhora das chuvas de junho 
Senhora de tudo dentro de mim 
Rainha dos raios, rainha dos raios
Rainha dos raios, tempo bom, tempo ruim 
Eu sou o céu para as tuas tempestades
Um céu partido ao meio no meio da tarde 
Eu sou um céu para as tuas tempestades 
Deusa pagã dos relâmpagos
Das chuvas de todo ano 
Dentro de mim, dentro de mim 

(Maria Bethânia)









Nenhum comentário:

Postar um comentário