quarta-feira, 4 de abril de 2012

o vício que se desfaz







Não é de hoje que o refrigerante tem sido bombardeado por especialistas na área médica. Recentemente ele foi eleito como o pior inimigo, tabmém. por especialistas em nutrição, por estudos científicos que associam o consumo do produto ao surgimento de doenças graves. O último deles, desenvolvido pelo Center for Science in the Public Interest (CSPI), uma organização norte-americana da área de nutrição e segurança alimentar, traz novas evidências de que os refrigerantes Coca-Cola, Coca-Cola Diet, Pepsi e Pepsi Diet podem provocar câncer, devido à presença da substância 4-MEI, um subproduto do chamado caramelo 4, que dá a pigmentação às bebidas.

A substância foi incluída em uma lista de agentes cancerígenos depois que pesquisa do Programa Nacional de Toxicologia dos Estados Unidos indicou a conexão entre o 4-MEI e o desenvolvimento de câncer em ratos. A constatação levou o estado da Califórnia a determinar a inclusão dessa informação nos rótulos dos refrigerantes, ou a alteração de suas formulas.
Ao que tudo indica, as empresas citadas vão optar pela segunda opção.

Além de possuir muitas substâncias artificiais em sua composição, o refrigerante contém valor nutricional quase nulo. As variações cola, em especial, contam com uma grande quantidade de fosfatos, que em excesso provocam o enfraquecimento dos ossos através da liberação do cálcio. Dessa forma, é facilitada a incidência de doenças ósseas, como a osteoporose. A bebida ainda é rica em açúcar, que além de prejudicar a boa forma, propicia o surgimento de cáries, principalmente nas crianças. Mesmo as versões diet, que não contêm glicose, expõem os dentes a ácidos capazes de estragar o esmalte.

E não se pode esquecer dos corantes, também perigosos. Vários deles possuem substâncias cancerígenas. O consumo de refrigerantes também faz com que as pessoas diminuam significativamente a ingestão de bebidas saudáveis como a água, o leite e os sucos naturais, perdendo nutrientes importantes.

Bom, acho que todos esses motivos são mais que suficientes pra qualquer pessoa se convencer a não beber esses líquidos, certo? O problema é justamente esse: como se convencer a fazê-lo depois de uma vida inteira de vício?


Sim, vício, eu digo vício porque no meu caso era (sim no passado) um vício. Durante a minha vida toda tomar coca-cola foi o meu maior vício. O mais incontrolável deles. E como todo vício, o mais prazeroso. E ao meu ver, a curto prazo o menos prejudicial de todos os vícios que uma pessoa poderia ter, por isso nunca me preocupou tanto.

Porem isso mudou há 40 (quarenta dias). Sim, por isso os verbos no parágrafo acima no passado, hoje eu completo quarenta dias sem beber qualquer tipo de refrigerante e me sinto muito bem, sem crises, sem surtos, sem neuras... E afirmo que eu sou prova viva de que a pesquisa é real pois a minha ingestão de líquidos saudáveis como água e sucos aumentaram numa quantidade inacreditável, que nem eu sabia que eu era capaz de beber.

Provavelmente, a longo prazo, essa minha OPÇÃO por não beber mais refrigerantes seja muita benéfica para o meu organismo do que está sendo agora, mas de antemão já digo que estou gostando, e muito, dos resultados, que fazem parte de um novo projeto de vida. Muito mais saudável.


A dica é: não espere chegar ao seu limite ou ponto de não ter mais volta para procurar ajuda ou ficar bem com você mesmo, hoje é sempre tempo para começar...


Há quarenta dias acabou o meu vício pelo líquido chamado Coca-cola, mas não pela marca que eu sempre vou admirar... Vou continuar amando a cor, vou idolatrar a minha geladeira, meus pratos, meus copos, meus ‘bows’, travessas, jarras, etc.;

Esqueço o vício, 
mas mantenho a paixão...




Nenhum comentário:

Postar um comentário