segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
a maneira em que é feito
Pedir desculpas nem sempre significa que você está errado e a outra pessoa certa. Às vezes, significa que você valoriza mais seu relacionamento com essa pessoa, do que seu ego.
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
inclusive você...
[...] Para começar, eu faço questão de ver as pessoas ao meu redor, e isso faz toda a diferença do mundo. Percebo que todos têm algo de especial, estando aí a graça. Percebo belezas que não são minhas, estando aí o prazer.
Percebo inclusive você, parado bem na minha frente, desviando seu olhar para lá e para cá, nervoso com a minha presença, estando aí o ridículo [...]
2011
Então é isso aí, mais um ano acabou e é chegado mais um momento em que as pessoas fazem planos e promessas e traçam metas.
Este ano, mais uma vez a vida (ou seja lá o que ou quem for) me mostra que as coisas não vão sair como a gente desejava e que temos que nos preparar pra enfrentar o inesperado.
Hoje eu gostaria de colocar um monte de palavrinhas aqui pra demonstrar tudo que eu estou sentindo e pensando mas não sei se vale a pena pois provavelmente seriam mal interpretadas. Alias, eu nem sei se elas seriam lidas, mas só de eu ter concluído esta linha de raciocínio já me deixa um pouco mais leve... Digo um pouco mais leve porque não é conclusivo esta linha de pensamentos: só faz com que eu entenda alguns pontos pra saber como eu devo agir de agora pra frente.
Resumindo a história pra poder encerrar: só preciso saber que tudo começa e termina em mim. Sou eu quem pode (e deve) resolver as coisas (por mais difícil que isso seja). É aquela velha história de que somos a causa e a saída de tudo... Então vamos lá: FAÇA A SUA PARTE!
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
A tristeza permitida
Se eu disser pra você que hoje acordei triste, que foi difícil sair da cama, mesmo sabendo que o sol estava se exibindo lá fora e o céu convidava para a farra de viver, mesmo sabendo que havia muitas providências a tomar, acordei triste e tive preguiça de cumprir os rituais que normalmente faço sem nem prestar atenção no que estou sentindo, como tomar banho, colocar uma roupa, ir pro computador, sair para compras e reuniões - se eu disser que foi assim, o que você me diz? Se eu lhe disser que hoje não foi um dia como os outros, que não encontrei energia nem para sentir culpa pela minha letargia, que hoje levantei devagar a tarde e que não tive vontade de nada, você vai reagir como?
Você vai dizer "te anima" e me recomendar um antidepressivo, ou vai dizer que tem gente vivendo coisas muito mais graves do que eu (mesmo desconhecendo a razão da minha tristeza), vai dizer para eu colocar uma roupa leve, ouvir uma música revigorante e voltar a ser aquela que sempre fui, velha de guerra.
Você vai fazer isso porque gosta de mim, mas também porque é mais um que não tolera tristeza: nem a minha, nem a sua, nem a de ninguém. Tristeza é considerada uma anomalia do humor, uma doença contagiosa, que é melhor eliminar desde o primeiro sintoma. Não sorriu hoje? Medicamento. Sentiu uma vontade de chorar à toa? Gravíssimo, telefone já para o seu psiquiatra.
A verdade é que eu não acordei triste hoje, nem mesmo com uma suave melancolia, está tudo normal. Mas quando fico triste, também está tudo normal. Porque ficar triste é comum, é um sentimento tão legítimo quanto a alegria, é um registro da nossa sensibilidade, que ora gargalha em grupo, ora busca o silêncio e a solidão. Estar triste não é estar deprimido.
[Martha Medeiros]
Marcadores:
angustia,
Martha Medeiros,
medo,
textos,
vida
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
um murro certeiro no meio da fuça!
"Então me vens e me chega e me invades e me tomas e me pedes e me perdes e te derramas sobre mim com teus olhos sempre fugitivos e abres a boca para libertar novas histórias e outra vez me completo assim,sem urgências, e me concentro inteiro nas coisas que me contas, e assim calado, e assim submisso, te mastigo dentro de mim enquanto me apunhalas com lenta delicadeza deixando claro em cada promessa que jamais será cumprida, que nada devo esperar além dessa máscara colorida, que me queres assim porque assim que és..."
aqui jaz...
Hoje eu encerrei um ciclo; apaguei uma parte do passado que sempre fez parte de mim, faz parte do que eu sou e sempre me fez bem, mas como tudo na vida precisa seguir em frente... Essa parte nunca será esquecida, só não faz parte do passado concreto...
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
HIPO.crisia
"Todo o indivíduo tem direito a liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e idéias por qualquer meio de expressão".
Assinar:
Postagens (Atom)









